Sunday, March 4, 2018

"Os Beija-flores e as Flores de Maracujà"



 Lançada em novembro de 2017, essa coleção reune dois belissimos elementos da natureza em algumas de suas variedades: os beija-flores e as flores de maracujas. Criadas com base em registros de grandes fotografos da natureza, as técnicas variam entre desenhos a esferografica, pinturas em acrilica e técnicas mistas, no estilo realista, retratando diferentes especies brasileiras.

Artista: Birgitte Tümmler.
 "Casal de beija-flor-rubi (Heliodoxa rubricauda) e Passiflora alata"
Acrilica s/ tela     91 x 55 cm
Fotos de referencia de Almir Almeida e Thiago Toledo


"O objetivo desta coleção de Birgitte Tümmler é mostrar um pouco da beleza da fauna e flora brasileira, sensibilizando as pessoas o quanto ela é rica merecendo ser respeitada e protegida. Os beija-flores e as flores de maracujá foram as espécies escolhidas significativamente por serem originários das Americas e seu simbolismo é fantástico. Os colibris, beija-flores, guainumbi (tupi), em seu diminuto tamanho, mostram, através de seu lado “yin” a necessidade de leveza, graciosidade e alegria em nossas vidas. Já seu lado “yang”, sua ligeireza, defendendo sem medo seu território, induz-nos a necessidade de defesa de nossas idéias, família e pontos de vista. Suas cores vibrantes, como fadinhas pequeninas cruzando os céus em todas as direções, leva-nos a ver que a verdade pode se dar através de vários ângulos. Nada os prende a padrões e agem de acordo com sua essência. Saem voejando de flor em flor, degustando todas as sutilezas e perfumes, refletindo toda a nuance de cores. A maneira de ser dos beija-flores trará em nossas vidas um coração aberto e amoroso, onde degustaremos da bem-aventurança, levando a uma felicidade e liberdade. Existe entre 300 a 400 espécies de beija-flores, onde 84 apenas no Brasil.

Já as flores de maracujá, fruta-da-paixão, passiflora, com toda sua exoticidade e beleza, representam o furor da paixão. Paixão pelo belo, pelo novo, pelos sentidos, pela entrega. Que nos eleva e nos cega! Além dessa bela simbologia, ele tem qualidades degustativas, vitamínicas e propriedades depurativas, sedativas e anti-inflamatórias. Suas sementes atuam como vermífugo. Por essas características, está incluído na monografia da Farmacopéia Brasileira. O Brasil tem mais de 150 especies de maracujás nativos onde destas, cerca de 60 produzem frutos comestíveis, e o pais é o primeiro produtor mundial." (Claudia Macedo - biologa e amiga pessoal)

Artista: Birgitte Tümmler.
"Familia de beija-flor-chifre-de-ouro (Heliactin bilophus) e Passiflora Nephrodes
Acrilica s/ tela   29 x 46cm
Fotos de referencia de Thiago Tolêdo
Também conhecido como colibri, é o mensageiro dos deuses e simboliza o renascimento, a delicadeza e a cura. Para os Ameríndios, o beija-flor simboliza a beleza, a harmonia, a verdade e a força.Os astecas acreditavam que as almas dos guerreiros que morriam retornavam à terra com a forma de beija-flor ou de borboleta.

Artista: Birgitte Tümmler.
"Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura) e Passiflora kermesina
Acrilica s/ tela   29 x 46cm
Foto de referência de Sérgio Gregorio

"Tupã Tenondé apresenta-se como colibri, a grande expressão do sagrado para o povo Guarani, pois é uma das suas primeiras formas de manifestação – o que vê a totalidade a partir dos mundos sutis do espírito. Ainda hoje é sob essa forma ágil que se apresenta um mensageiro divino – aquele que vem da morada de Tupã – quando quer transmitir uma orientação espiritual importante, ou um sinal de proteção, de presença, de indício de caminho correto." (Kaka Werà Jecupé)



Artista: Birgitte Tümmler.
"Beija-flor-de-gravata-vermelha (Augastes lumachella) e Passiflora coccinea
Esferografica s/ papel
foto de referencia de Almir Almeida




Artista: Birgitte Tümmler
"Beija-flor-de-leque-canela (Lophornis ornatus) e Passiflora tholozanii sacco"
Acrilica s/ tela  88 x 38cm
foto de referencia de Michel Giraud-Audine
Artista: Birgitte Tümmler
"Beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis) e Passiflora edulis"
Acrilica s/ tela  74 x 42 cm
foto de referëncia de Hudson Garcia
Algumas constelações da cultura ocidental também são conhecidas e bem, pelos indígenas do hemisfério sul - uma delas, a Cruzeiro do Sul, lhes serve, como a nós, para determinar os pontos cardeais, as estações do ano e a duração do tempo à noite. Só que na mitologia indígena esta constelação é a do Beija-flor ou Colibri." (Germano Mayer)

Artista: Birgitte Tümmler
"Beija-flor-de-topete-verde (Stephanoxis lalandi) e Passiflora ischnoclada"
Acrilica s/ tela  29 x 46 cm
foto de referencia de Thiago Tolêdo


Associado a tudo o que foi dito acima, esta coleção tem seu significado particular proprio - é a simbologia de um periodo em que vivi toda a beleza da paixão e do amor, que me invadiu inteiramente e elevou a alma, inebriada em todos os sentidos. Mas hà que se compreender que como um colibri, selvagem, territorialista, defensor de sua familia, a sua beleza està em sua liberdade de existir e de voar. Jamais um beija-flor suportaria ser engaiolado, por mais amor que a ele fosse destinado. Pois a gaiola é bom para os proprietarios, que assim mantem o controle sobre seu passaro de estimação, seu entretenimento de boas horas. Mas.... a gaiola mata a beleza desse ser, cujo brilho iridiscente vai aos poucos se apagando, e o amor que antes nutria o veloz bater de seu coração, é também a fonte de seu amargor e morte... pois tão encantado que esta pela flor da paixão não percebe as sombras que chegam e tolhem a sua forma alegre e vivida de ser. Ele, o beija-flor, que era tão forte na sua existência, se acredita incapaz e fraco, cada vez mais esmagado - e essa era a formula maior do engaiolamento e que tanto dava prazer pela segurança de não perder seu passarinho, ao aprisionador. Até que enfim, a ave consegue em uma brecha escapar de seu algoz a quem tanto ama, e por esse sofrimento, jamais se recupera das feridas de um tempo que foi Amor e Dor.

Artista: Birgitte Tümmler
"O beija-flor e a Bougainville"
Técnica mista 2 x 1,60 m

FATOS SOBRE OS BEIJA-FLORES


E uma ave da família Trochilidae, de tamanho pequeno e frequentemente com plumagem colorida e brilhante. O beija-flor também é conhecido como colibri, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel.
Pertence à ordem dos apodiformes, e por isso tem algumas semelhanças com andorinhas. Os apodiformes têm asas finas e compridas, e por isso conseguem voar rapidamente. Não conseguem andar ou saltar, sendo que as suas patas têm como único objetivo se agarrar ao ninho, muros ou penhascos.

Conseguem voar em qualquer direção, e por isso são muitas vezes comparados com helicópteros. Tem um longo bico e uma língua bifurcada e comprida, que usa para tirar o néctar das flores. Quanto à alimentação, os beija-flores também costumam comer moscas e formigas. Esta ave consome aproximadamente 50% do seu peso em açúcar todos os dias, e se alimenta em média 5 a 8 vezes por hora.

A coloração da plumagem do beija-flor não é causada pela pigmentação da pena, mas sim pela iridescência na disposição das penas e da influência do nível de luz, umidade e outros fatores. Os beija-flores possuem entre 1.000 a 1.500 penas, sendo uma das aves no mundo com menos penas.

Cerca de 25 a 30% do peso do beija-flor está nos músculos peitorais, músculos responsáveis pelo voo. As asas do beija-flor batem entre 50 a 200 vezes por segundo, dependendo da direção do voo e das condições climatológicas. O ritmo cardíaco do beija-flor é extremamente elevado, com cerca de 1.200 batidas por minuto.

Apesar do seu pequeno tamanho, os beija-flores são uma das espécies de aves mais agressivas, e por vezes atacam aves muito maiores que invadem o seu território, como corvos e falcões.
.



No comments:

Post a Comment

Lendas de Bonito no Mato Grosso do Sul

A pedido do querido amigo fotógrafo Hudson Garcia, que está em vias de lançar seu livro sobre a região de Bonito no Mato Grosso do Sul, es...